Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Oficina dos Saberes de Rana (OP 02)

Orçamento Participativo de Cascais 2012

– Proposta OP 02 – OFICINA DOS SABERES DE RANA –


Olá amigos. Vamos a votos!


A Iniciativa Cascais em Transição apresentou ao Orçamento Participativo de Cascais 2012 a proposta que se encontra em votação sob o número “OP 02 – Oficina dos Saberes de Rana”.

Através da proposta OP 02 - Oficina dos Saberes de Rana queremos promover uma maior ligação à terra, o sentimento de comunidade, e divulgar os conceitos e os princípios da Transição: Cuidar da Terra, Cuidar das Pessoas, Partilhar com Justiça os Excedentes; Construindo Comunidades Resilientes.

Para isso, a proposta “OP 02 – Oficina dos Saberes de Rana” prevê a criação de algumas infraestruturas no Parque Urbano Quinta da Rana, em S. Domingos de Rana (junto ao LIDL da Rebelva), para a realização de actividades destinadas a toda a população, que passa pela criação de alguns espaços cobertos: sala, cozinha e outras estruturas para uso comunitário, para exibição de filmes e documentários, realização tertúlias e encontros temáticos, para partilha de saberes e workshops de recapacitação em áreas como a alimentação, manejo da terra e da natureza, saúde e bem-estar, educação e cultura, ferramentas e tecnologias, posse e gestão comunitária e economia e finanças (pela promoção da relocalização da produção de bens e serviços essenciais à comunidade), mobilidade urbana e espaço construído, não esquecendo as actividades para as crianças e o convívio intergeracional. Pretendemos sensibilizar e consciencializar os munícipes para a adopção de padrões de vida mais sustentáveis, equíveis e saudáveis, para que possamos viver mais felizes enquanto seres, famílias e comunidade.

Não esquecemos por isso a criação da mini-escola ciclável com percurso pelo parque, de hortas pedagógicas e de formação, da estufa para plântulas, dos fornos e espaço de refeições para uso comunitário e dos equipamentos de energias não poluentes para o espaço a construir.
Queremos contribuir para o crescimento da coesão social da comunidade, trazendo os munícipes para o Parque, tornando-o este espaço público parte integrante das suas vidas.


Vamos a enviar um SMS (grátis) para o número 3232 com o texto OP 02 e tornar este sonho uma realidade para Cascais.

Agradecemos a todos a vossa ajuda. Vamos levar a Transição ao Parque. :-)